terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Palavra para Hoje

Há um motivo para a luta

“Quando a sua perseverança estiver plenamente desenvolvida, você terá um caráter forte e estará pronto para qualquer coisa.” Tiago 1.4 NLT

Certo dia, um homem encontrou um casulo de uma grande mariposa e levou-o para casa para poder observá-la sair. Gradualmente foi aparecendo uma pequena abertura, e ele observava enquanto a mariposa lutava para forçar o corpo pela passagem. Isto durou horas. Então, de repente, ela parou de fazer progresso; parecia ter chegado ao seu limite.
Pensando poder ajudar, o homem pegou um par de tesouras e alargou a abertura, e a mariposa saiu facilmente. Mas quando ela fez isso, ele percebeu que seu corpo estava inchado e suas asas enrugadas, e ela não podia voar. Naquele instante, de repente, ele entendeu que era aquela luta que fazia com que o corpo da mariposa crescesse e suas asas se desenvolvessem. A liberdade e o vôo só poderiam vir – depois da luta! É assim que funciona!
Você está tendo lutas hoje? Está se perguntando “Por que estou passando por isto? Ouça: “Permitam que a perseverança, a regularidade e a paciência [observe estas três qualidades com atenção] tenham ação completa e façam um trabalho abrangente, para que vocês possam ser... plenamente desenvolvidos” (Tg 1.4 AMP).
Deus está mais interessado no seu caráter do que no seu conforto. Superar obstáculos é o que desenvolverá a fé que você precisa para cumprir o propósito que Deus lhe deu.
Porção Diária: Ez 40.10, Lc 22.24-38, Sl 24, Pv 21.1-2
Fonte: “A Palavra para Hoje” - Editora UCB Brasil, 2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

OS 10 MANDAMENTOS

Dicas de recursos visuais para aulas sobre
os 10 Mandamentos:
Com esses visuais você pode preparar:
Visual em cartaz ou flanelógrafo para as aulas; Atividades para colorir, recortar e colar; Jogo da memória; Quebra-cabeça; Mural didático etc.
Use a sua imaginação e boa aula!







Tirinha

Deus Criador

créditos: http://www.smilinguido.com.br/

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

VERSÍCULO João 3.16

Preparado para a EBF 2009 "Uma Missão Especial" UFMBB

CÂNTICOS



Preparados para a EBF 2009 " Uma Missão Especial" UFMBB

MODELO DE ENVELOPES

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

História O Guarda-Chuva Ambulante

O Guarda-Chuva Ambulante

Vocês gostariam de ouvir a história de um guarda-chuva ambulante?É um fato que realmente aconteceu.
Um guarda-chuva grandão, ia andando bem depressa pela rua.Parecia possuir pés próprios, era bonito, feito de várias cores brilhantes, enorme ia saltitando pela rua abaixo. Todo mundo ficou curioso à respeito do guarda-chuva estranho. Crianças e adultos iam seguindo atrás, logo descobriram que os pezinhos pertenciam a um menino, ele andava depressa, sem dizer uma palavra, e o grupo segui-o.
Finalmente chegaram a um lugar sombriado, debaixo de uma árvore bem grande, o menino colocou o enorme guarda-chuva no chão.- Quem quer ouvir a história do meu guarda-chuva? Perguntou ele, as crianças se aproximaram. Sentem-se então e escutem- o menino mandou, e todos obedeceram apesar do fato de alguns serem maiores do que ele.
Apontando para a parte preta ele começou:- Estão vendo esta cor? O preto nos faz pensar na escuridão e no pecado, cada um de nós já fizemos coisas erradas uma vez ou outra.Muitas vezes pecamos numa hora quando ninguém está por perto, ou no escuro, quando ninguém pode nos ver, as coisa feias que praticamos são chamadas de pecados. Todos escutavam com atenção.
Vocês estão vendo esta cor dourada? Esta nos faz lembrar o céu, onde tem ruas de ouro, nenhum pecado pode entrar no céu, porque se entrasse estragaria o céu. Não existe pecado lá, por isso nenhum de nós podemos ir para o céu, porque todos nós temos pecado no coração.
Mais estão vendo esta cor vermelha? Continuou o menino... esta nos conta que o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz e derramou seu precioso sangue para nos perdoar os pecados. O Senhor Jesus é o filho de Deus, ele tomou o castigo que nós merecemos.
Quando cremos que ele é mesmo o Filho de Deus e o recebemos como nosso Salvador, ele perdoa todos os nossos pecados, tornando o nosso coração limpo e puro, como a parte branca do meu guarda-chuva, mais é preciso confiar em Jesus. Temos que pedir perdão pelos nossos pecados.
Quando fazemos isso, ele vem morar em nosso coração e torna-se nosso Salvador. E Jesus faz com que possamos entrar no céu um dia quando deixarmos esta vida. Agora, quantos de vocês sabem que são pecadores? Mas querem ir um dia para o céu ? todas as mãos se levantaram. – Está bem, então diga para Deus que você é um pecador. Logo, silenciosamente as crianças se ajoelharam no chão, cada um falou com Deus, confessando os seus pecados. Diga-lhe agora que você crê que o Senhor Jesus Cristo morreu em seu lugar e peça que Jesus lhe salve neste instante.
Baixinho, as crianças começaram a orar. O menino tirou um Bíblia pequena ( um novo testamento ) do seu bolso, abriu no terceiro capítulo do Evangelho de João e verso dezeseis.- Vou ler um versículo da Palavra de Deus, quando chegar as palavras “ o mundo” você deve substituir pelo seu nome e quando eu falar “ todo aquele” você coloca seu nome ali também, estão entendendo?
“ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, ( Joãozinho ) para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna. ( Joãozinho ) Cada um leu o versículo, colocando o seu próprio nome. Isto significa que se você de fato crê que Deus lhe ama e que Ele mandou seu filho para morrer em seu lugar, e se você confia em Jesus e o recebeu em seu coração então você acaba de nascer na família de Deus, e todos que pertencem á família de Deus tem a vida eterna. É a palavra de Deus que diz isto, e pode ter certeza: é a verdade.
Ele parou um instante, e olhando firmemente para todos.Estão notando que tenho ainda uma outra cor no meu guarda-chuva? Qual a cor que falta? Os ouvintes responderam, todos juntos: “ Verde”. Está certo , não falei nada sobre o verde, pois bem, é o seguinte: depois de termos recebido o Senhor Jesus e termos o perdão dos nossos pecados e estamos prontos para irmos para o céu, Jesus quer que nós cresçamos espiritualmente, que sejamos crentes mais firmes cada dia que passa.
O verde nos fala das coisas que crescem, como as árvores, as flores, as gramas..., você só vai se tornar um crente forte, se você ler a Bíblia e orar todo dia, o no domingo é preciso ir para Escola Dominical, não se esqueçam disso.
Ele fechou o guarda-chuva. Quero que vocês vão embora agora para contar á mais alguém as coisas que eu lhe contei, voltarei amanhã para ver se vocês poderão repetir para mim tudo o que lhes falei sobre as cores. Todos que puderem me dizer os significados das cores, e explicar como é que a gente se salva, receberá um livrinho com estas mesmas cores, para poder contar a mais alguém. ( o professor pode fazer vários livrinhos para darem aos seus alunos).
As crianças não voltaram logo para a brincadeira, em vez disso foram falar daquilo que acabaram de ganhar. E o nosso amiguinho abriu o guarda-chuva novamente e continuou andando pelas ruas, procurando outras pessoas para ouvirem o evangelho.
Nota para o professor: Mais tarde soube alguma coisa sobre este menino, parecia ter apenas dez anos, mais de fato ele tinha doze, ele havia aceitado á Cristo numa classe da Aliança Pró Evangelização das Crianças, e mais tarde completou um cursinho por correspondência que a própria Aliança publica. Ele desejava de todo o seu coração, ser um pregador quando crescesse!!!Aliás, ele já era um missionáriozinho!!!

Créditos: APEC - ALIANÇA PRÓ EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS - http://www.apec.com.br/
Postado por Taty Amaral às Segunda-feira, Julho 07

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Dia da Escola Dominical

No 3º Domingo de Setembro comemoramos o Dia da Escola Dominical.


Síntese Histórica

As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Primitiva Igreja. Não fossem esses inícios tão longínquos, não teríamos hoje a Escola Dominical.
A Escola Dominical do nosso tempo nasceu da visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensível ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo, perambulavam pelas ruas de Gloucester? Nesta Cidade, localizada no Sul da Inglaterra, a delinqüência infantil era um problema que parecia insolúvel.
Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos.
É nesse momento tão difícil que o jornalista episcopal Robert Raikes entra em ação. Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o ensino religioso, ministrava-lhes Raikes várias matérias seculares: matemática, história e a língua materna - o inglês. Não demorou muito, e a escola de Raikes já era bem popular. Entretanto, a oposição não tardou a chegar. Muitos eram os que o acusavam de estar quebrando o domingo. Onde já se viu comprometer o dia do Senhor com esses moleques? Será que o Sr. Raikes não sabe que o domingo existe para ser consagrado a Deus?
Robert Raikes sabia-o muito bem. Ele também sabia que Deus é adorado através de nosso trabalho amoroso incondicional.
Embora haja começado a trabalhar em 1930, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira. Então, no dia três de novembro de 1783, Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operara e continuava a operar na vida daqueles meninos de Gloucester.

História da Escola Dominical no Brasil

Os missionários escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil. Em 19 de agosto de 1855, na cidade imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileiras. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula. Mas foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Hoje, no local onde funcionou a primeira Escola Dominical do Brasil, ainda é possível ver o memorial que registra este tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
O primeiro trabalho promovido pela Igreja Presbiteriana em nosso país, em língua portuguesa, foi a Escola Dominical. Isso aconteceu no Rio de Janeiro, no dia 22 de abril de 1862. A escola foi dirigida pelo Rev Ashebell Green Simonton, missionário presbiteriano.
A Escola Dominical é o principal instrumento de evangelização e instrução. Geralmente, ela nasce antes da Igreja, e o seu rol de alunos é, quase sempre, maior do que o rol de membros da Igreja. Sem ela seria muito difícil levar o evangelho até os confins da terra.
O terceiro domingo de setembro foi a data reservada pela Igreja Presbiteriana para a comemoração do Dia da Escola Dominical.

Créditos: http://www.saf.org.br/

terça-feira, 1 de setembro de 2009

7 DE SETEMBRO


Oração Pela Pátria

Por nossa Pátria oramos
A ti, supremo, Deus!
Por nosso lar clamamos
A ti, ó Rei dos Céus!
Bendize a vida pastoril,
Governa o brio senhoril,
Modera a lida mercantil:
Deus Salve a Pátria!

Da Pátria que nos deste,
Desvie tua mão
Desgraças, fome e peste,
Perfídia e sedição!
Sustenta a ordem nacional,
O bom governo imparcial,
E dá-nos graça divinal:
Deus Salve a Pátria!

Dá-nos real civismo,
Fiel, constante, audaz!
Promove o Cristianismo
Do princípe da Paz!
Da Pátria afasta crenças vãs,
Derrama bênçãos temporãs,
Dominem só doutrinas, sãs:
Deus salve a Pátria!

A tua Igreja inflama
Com zelo e terno amor.
E seja o seu programa
Cumprido com vigor.
Então os salvos de Jesus,
Lutando firmes pela cruz
Difundirão de Cristo a Luz
Por toda a Pátria! Amém.

(J.G. Rocha)

Crédtios: Hinário Novo Cântico da Igreja Presbiteriana do Brasil